ACONTECEU NESTE SÁBADO (15) O DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

A campanha é destinada para as crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos, na cidade de Buriti a campanha foi um sucesso com locais de vacinação lotados, isso mostra o grau de preocupação que devemos ter em estar em dias com as campanhas de vacinação.

Os locais de vacinação de Buriti funcionaram até às 17 horas neste sábado (15) em atenção a campanha nacional 'Dia D' de vacinação contra o sarampo.

As vacinas contra o sarampo são importantes para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra a doença. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba.

A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a catapora.

Além dessas duas doses, em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde está recomendando uma dose extra para as crianças entre os 6 e 12 meses. Ela não substitui a primeira dose (aos 12 meses) e por isso é chamada de “dose zero”.

Mesmo que as campanhas busquem mobilizar essas idades específicas, as demais pessoas (até os 49 anos) também podem procurar a dose normalmente. Considera-se vacinada a pessoa que comprovar duas doses da vacina até os 29 anos ou uma dose se a pessoa tem mais de 30 anos.

A Secretaria de Saúde de Buriti está empenhada em cumprir todo o calendário das vacinas, conseguindo assim imunizar o maior número de pessoas possíveis.